Introdução
Assassin's Creed é um game de ação e aventura lançado em 2007 pela Ubisoft, para o Playstation 3.
Fruto de uma super produção baseada em grandes eventos históricos, o enredo de Assassin's Creed se passa na terceira Cruzada Santa em 1191. Os embasamentos históricos e jogabilidade revolucionária mostraram-se eficaz e fizeram do game um dos primeiros grandes sucessos do Playstation 3.
Ganhador de diversos prêmios pela crítica e tornando-se um "Greatest Hits", classificação especial apenas para os jogos que vendem mais de 500.000 exemplares em um curto período de tempo, Assassins Creed vendeu mais de 8 milhões de cópias em menos de 2 anos.
Aproveitando elementos técnicos presentes em outros jogos da empresa, como em Prince of Persia e Splinter Cell, a Ubisoft acabou originando um novo e extraordinário universo.
Através de vários recursos cinematográficos, sonoros e mecânicos, e abordando temas como violência e religião, Assassin's Creed conseguiu estabelecer um sistema de interação agradável para os jogadores.
Com um enredo promissor e digno de aplausos, visuais soberbos, e jogabilidade intuitiva, o game tornou-se um marco no Playstation 3, sendo responsável pela expansão da franquia em várias sequencias anos depois.
Visto como um grande clássico do Playstation 3, Assassin's Creed é um título obrigatório para os detentores do console que procuram jogos interessantes e com fundamentos.
Gráficos
A parte de maior destaque em Assassins Creed é o excelente visual gráfico. Para a data de lançamento o game chegou a surpreender pela extrema qualidade gráfica em questão de cenários.
Devido ao dinamismo e fluidez dos cenários, a câmera que acompanha o personagem pode ser controlada em qualquer direção, facilitando assim o controle do personagem para o jogador.
Os elementos cinematográficos, fotorealistas e muitas animações resultam em uma inteligênte experiência de interação entre jogador personagem e cenários.
Ao longo das imensas cidades, Damascus, Masyaf, Acre e Jerusalem, o jogador poderá perceber o tamanho cuidado com os detalhes dos elementos que moldam uma cidade medieval.
Grandes e majestosas estruturas como torres, mesquitas e castelos revelam alguns dos mais belos locais a ser conferido pelo jogador. Toda a vitalidade dos ambientes ao redor do jogador impressiona pelo sistema de realismo.
O conjunto de vários efeitos visuais e animações realizados por cenários e personagens aproximam o contexto à realidade de maneira excepcional.
Algumas pequenas falhas de computação gráfica, como o corpo do personagem penetrar objetos, podem ser notadas mas nada que incomode perto da grandiosidade restante.
Juntamente com Uncharted : Drake's Fortune, Assassin's Creed representou o que havia de melhor em qualidade gráfica no ano de 2007.
Sons
A dublagem é excelente e possui sincronia labial, tornando os diálogo mais envolventes e realistas.
Assassin's Creed possui uma trilha sonora limitada, poucas músicas estão presentes no jogo.
Estas se encaixam no contexto, dando destaque para a transmissão de adrenalina, porém não possuem características marcantes.
Ao percorrer as imensas cidades do game, o jogador poderá escutar diversos diálogos entre os moradores, murmúrios, discursos, confusões. Estas conversações deixam o ambiente da sociedade bem realista e dinâmico, aproximando ainda mais o jogador da trama.
Os efeitos sonoros são muitos e variados em Assassin's Creed. Em um mesmo cenários é possível notar combinações complexas de sons como, areia, pessoas conversando, pássaros, vento e água que passam a sensação de o jogador estar realmente em ambientes medievais.
Sinopse
Em setembro do ano 2012, Desmond Miles, foi sequestrado e levado para as indústrias Abstergo. Neste mesmo ano foi descoberto que o DNA do ser humano carrega mémorias dos ancestrais deste mesmo ser.
Visando explorar esta tecnologia a Abstergo começou a trabalhar no projeto Animus.
O Animus é uma máquina capaz de extrair a memória do DNA, fazendo com que seu portador vivêncie as memórias de seus ancestrais.
Desmond Miles foi o escolhido para fazer parte do projeto Animus por ser descendente de Altair, membro de uma ordem de assassinos que viveu durante a Terceira Cruzada Santa em 1191.
Visando acessar uma memória específica e obrigando Desmond a cooperar, os investigadores iniciam o projeto.
Inicalmente rejeitando algumas memórias de Altair, Desmond Miles com o tempo aprende a suportar estas memórias e consegue ficar cada vez mais tempo conectado à máquina Animus.
Com Desmond Miles dando início às memórias de Altair e sem saber o objetivo principal dos seus sequestradores, iniciam-se os eventos históricos de Assassin's Creed.
Jogabilidade
A jogabilidade é outro ponto de destaque de Assassin's Creed. O game utiliza o sistema "Free Roaming" como infraestrutura. Este sistema é o responsável por permitir ao jogador trafegar ilimitadamente por lugares complexos pelo tempo que desejar. O "Free Roamming" também é utilizado nos games da nova geração da série Grand Theft Auto (GTA), onde o personagem tem total liberdade para exploração.
Esta liberdade de ação mesclada à comandos básicos inteligentes fazem da jogabilidade um fator atrativo para o game.
Ao grande estilo de ação furtiva Altair poderá correr, pendurar-se aonde desejar, pular, atacar civis de diversas formas entre outros. Essa gama de possibilidade de ações deverá ser executada pelo jogador afim de explorar os mais diversos locais e moldar estratégias de fuga e combate. Para se localizar o jogador poderá pausar o jogo e acessar um mapa funcional utilizando o botão ou poderá orientar-se, em tempo real, pelo GPS no canto inferior da tela. Para realizar determinados objetivos é imprencindível a utilização destas representações.
A trama se foca em grande 9 assassinatos a serem executados por Altair. Para isto ele deverá se interagir integralmente com o ambiente e a população de onde se encontra. Para realizar este objetivo Altair conta com uma extrema agilidade furtiva e um arsenal de armas mortais. Desta maneira o personagem principal esta a altura de enfrentar qualquer oponente, de forma direta ou discreta.
Ao longo do principal objetivo Altair precisa reunir informações sobre o seu alvo. Para isto diversas missões paralelas, opcionais ou obrigatórias, devem ser realizadas antes do objetivo principal. Confira abaixo as principais tarefas a serem realizadas antes de seguir o rumo principal da trama.
Viewpoits : O GPS e o mapa de acesso não revelam toda a área em que o jogador se encontra. Estas áreas ficam embaçadas no mapa e precisam ser reveladas para mostrar todas as informações existentes no local.
Para isto o jogador deverá identificar o Viewpoint no mapa, simbolizado por uma águia. Este local deverá ser uma torre ou outro ponto de altura considerável.
Subindo no topo destes locais o jogador deverá apertar o botão para sincronizar o Viewpoint e liberar novas áreas. A partir do Memory Block 4 nenhuma missão estará disponível até que Altair sincronize todos os Viewpoints.
No canto superior esquerdo da tela é exibido a energia vital e o status em que o personagem se encontra.
A energia vital é representada por barras brancas sincronizadas. Completando as missões obrigatórias e opicionais, novas barras serão acrescentadas, aumentando assim o rendimento do personagem.
Altair perde energia vital ao ser atacado por inimigos, ao cair de grandes alturas e ao atacar pessoas inocentes. Para restaurá-la basta aguardar alguns segundos sem receber nenhum ataque.
O ícone de status pode adquirir várias cores. Se permanecido como incógnito o ícone ficará branco. Se agir de modo agressivo ou infringir as leis local o ícone irá adquirir a cor vermelha. Desta maneira Altair ficará exposto a todos os inimigos. Para voltar ao estado incógnito o jogador deverá derrotar todos os inimigos local ou procurar locais para se esconder. Ao se esconder o ícone torna-se amarelo, indicando que o jogador esta entre o status incógnito e exposto. Se avistado neste status, automaticamente o personagem ficará novamente exposto. Ao se esconder é preciso aguardar alguns instantes para que os inimigos desistam de procurar Altair, torando assim o ícone de status novamente branco.
A inteligência artificial dos inimigos é alta, na maioria situações o jogador será forçado a se esconder pois os inimigos irão caçá-lo intensamente.
Além da visão principal o jogador poderá utilizar a Eagle Vision pressionando o botão . Através desta visão o jogador poderá identificar inimigos, aliados, segredos entre outros. O jogador precisará fazer uso dela em muitas ocasiões no game.
Longevidade e Diversão
Para aumentar a longevidade existem as missões paralelas e alguns itens especiais para serem coletados.
Ao jogar por muito tempo realizando todos os tipos de missões o jogador irá perceber que o excesso destas deixam o game bastante repetitivo. Em cada nova localidade as mesmas missões devem ser executadas. Este processo com o tempo torna-se tedioso.
Além destas missões existe também um conteúdo extra a ser recolhido e completado, conhecido como Additional Memories. Este contéudo se resume a bandeiras a serem coletadas e cavaleiros templários a serem derrotados.
Existem diversas bandeiras em cada localidade do jogo. Coletá-las é um trabalho exaustivo pois são diversas bandeiras muito bem escondidas. Cada cidade e reino possui suas bandeiras específicas. Os cavaleiros templários também estão espalhados por todo o jogo porém em menor quantidade. Encontrá-los pode ser mais complicado do que encontrar as bandeiras. Confira no final desta análise a localização das bandeiras e templários de Assassin's Creed.
Infelizmente Assassin's Creed não possui adaptação ao sistema de troféus do Playstation 3. Todo este conteúdo extra não possui nenhuma bonificação. Conseguir todos pode ser frustante.
Apesar destes pontos negativos Assassin's Creed revela-se um game bastante interativo e divertido. Os jogadores mais experientes que desejam terminar o game por completo poderão terão muitas horas de divertimento.
Conclusão
Assassin's Creed tornou-se um sucesso absoluto e uma das franquias mais populares da Ubisoft.
Totalmente impressionante o game consegue passar uma ótima impressão e inicialmente consegue esconder parte de seus defeitos.
Utilizando muitos elementos históricos e fictícios, o jogo conseguiu criar um belo e complexo enredo que só seria finalizado em outros games da série lançados alguns anos depois.
Utilizando muitos elementos históricos e fictícios, o jogo conseguiu criar um belo e complexo enredo que só seria finalizado em outros games da série lançados alguns anos depois.
Apesar da rotina estabelicida ao longo da trama o jogador consegue aproveitar todos os recursos disponibilizados pelo game.
Este primeiro episódio é considerado o pior da série, os créditos vão para suas sequências, onde o grande potencial da franquia é revelado.
Atualmente lembrado como um grande clássico do Playstation 3, Assassin's Creed é mais um dos títulos obrigatórios para jogadores que desejam entender a origem dos grandes games existentes atualmente no mercado.Nota Final : 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:
- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D