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segunda-feira, 19 de março de 2012

Analise: Black


Analise: Black





Black



Produtora: Electronic Arts 
Distribuidora: Criterion Games
Plataformas: Playstation 2, XBOX
Gênero: Tiro em Primeira Pessoa
Modos: Single Player
Classificação: EDRB: M
Lançamento: 27 de Fevereiro de 2006

"Muitos balas vão rolar"

O enredo de Black não é tão atrativo, primeiramente os filmes vêem entre as missões e usam uma técnica chamada Live Action na qual atores de verdade estão em cena. Durante o jogo estaremos vivenciando fatos recentes na vida de Keller, durante as cenas que estão entre as missões ele conta como tudo aconteceu, assim tenta escapar de uma prisão perpétua, o soldado desobedeceu algumas ordens e pode pagar por isso. Agora Keller ajuda o governo norte-americano contando um pouco de sua história.

As cenas em que Keller é interrogado, embora sejam bem produzidas são cansativas, talvez pelo fato de não ser em computação gráfica ou ao invés de ação os vídeos trazem diálogos intermináveis sem que o jogador possa pula-los inicialmente.




Mas o jogador logo é recompensado por tais gráficos, jogabilidade e cenários cinematográficos, os gráficos belicismos dão contraste a toda aquela destruição na missão inicial, os inimigos correm por todos os lados atiram em você, sem que saiba de onde eles vêem. Explosões bem realistas, formam um cogumelo de fogo e uma fumaça negra sinistra, e tudo é reflectido no que é de metal, dando um clarão alaranjado ao que esta no redor da explosão, os vidros se quebram os prédios desabam, abrindo espaço para que os soldados inimigos passem. No local vai haver muito fogo e um simples toque pode significar a sua vida no jogo.

As armas trazem um realismo de deixar qualquer um de queixo caído, trazem incríveis detalhes tanto de reflexos gravuras e as texturas da arma. Ao atirar contra um soldado inimigo, a força das balas vai fazer com que ele se retorça antes de cair no chão, ao atirar contra objetos de madeira por exemplo, o material se desfaz e se quebra, algo parecido ocorre ao pisar na grama, se olhar com atenção vai notar que ela vai desamassando lentamente, após ter pisado. Quando os tiros pegam na parede pode-se notar uma fumaça criada pelo choque da bala na parede, diferentemente de quando o jogador atira em materiais de ferro e a colisão da bala cria faiscas, que geralmente podem gerar explosões.
Os detalhes dos inimigos podem ser notados com facilidade, como as texturas da roupa ou a forma do rosto. As cores dos uniformes são geralmente escuras o que dificulta a visão deles em sem luz ou de mata, porem com o movimento das folhas ou dos próprios soldados, as vezes eles podem ser notados com alguma facilidade.

Falando sobre a jogabilidade, é difícil encontrar outros FPSs que trazem detalhes tão ricos, como por exemplo ao tomar muitos tiros a visão e audição de Keller ficaram comprometidos, a visão vai ficar embaçada e turva os sons do ambiente de tudo que esta ao seu redor vão ficar abafados, assim dando ao jogador uma certa dificuldade quando Keller estiver pra morrer, isso realmente vai dar desespero quando você estiver quase terminando a fase, nesse momento a única coisa que pode te salvar são os mantimentos de primeiros socorros que estão jogados no chão ou guardados com Keller, se ele morrer, ira voltar do ultimo Check Point, e o jogo não salva durante a missão.
Os comandos são bem rápidos de decorar, mas isso não significa que os controles serão tão amigáveis lógo de primeira, a jogabilidade é bem realista, e é bem calibrada é preciso que o jogador tenha um pouco de pratica com jogos de tiro em primeira pessoas, sem falar que a dificuldade vai fazer muitas vezes um jogador sem experiência desistir logo de cara, começando pela mira que é um ponto no meio da tela, mas que é ótima para dar head shots nos inimigos.
Keller só vai poder carregar duas armas, você poderá troca-las por outras, substituindo-as uma de cada vez, as armas podem ter ou não silenciador e o jogador pode deixa-las no modo semi-automático ou automático.

Os sons das musicas são perfeitas e dão um clima refinado ao jogo, são clássicas e foram certamente produzidas por uma grande orquestra. As musicas vão variar dependendo da situação, e nem se quer vão existir em determinadas situações, e quando não houver inimigos no cenário, deixando que você perceba o som da natureza ou dos gritos e tiros vindos de longe. Os efeitos sonoros vão te deixar com vontade de aumentar o som da TV no ultimo volume, seja pelos sons das balas indo vindo ou sendo disparadas pelas armas suas e de seus inimigos, as explosões que tem um efeito sonoro surrealista e vão deixar um zumbido que vai abafar alguns sons.Tudo realmente bem trabalhado.

A inteligência artificial é onde o game falha um pouco, os inimigos se não estiverem posicionados próximo a algum lugar de proteção, vão apenas parar na sua frente atirar, fora isso alguns soldados que estiverem programados para dar um tiro de Bazuca ou pular na sua frente farão a sua parte sem problemas.

Conclusão
Black é um game que foi feito para ser único, e transporta o jogador para o jogo com facilidade, os cenários trazem um clima que vão te fazer imaginar sobre o que há por traz das paredes, como se tudo aquilo fizesse parte de um imenso mundo de guerra e terror, muitas vezes vai parecer estar só no cenário, mas de uma pequena casinha, centenas de inimigos começam atirar pra todo lado. Embora o game só tenha 8 missões todos foram bem feitas e estão perfeitas.
Esse é mais um ótimo jogo para PS2, e é obrigatório você te-lo na sua coleção.


Prós:
- Gráficos comparáveis a jogos da 7 geração;
- Ao bélico, perfeito e bem adequado;
- Os cenários realistas e envolventes;
- Jogabilidade muito bem calibrada;
- Comandos simples.

Contras:
- Apenas 8 missões;
- Cutscenes enjoativas;
- Dificuldade pode fazer alguns desistirem com facilidade.
- Inimigos de pouca inteligência


História: 7.5
Jogabilidade: 9.5
Diversão: 10
Gráficos: 9.7
Áudio: 9.0
AI: 7.9

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