BlazBlue: Calamity Trigger
Gênero: Luta 2D Plataforma: X360 / PS3 Analista: Fabian Kurayami
Em tempos de gráficos tridimensionais ultrarealistas onde os jogadores torcem o nariz até mesmo para gráficos poligonais muito estilizados, os jogos 2D, com sprites desenhados á mão se tornaram praticamente extintos. A Arc Systems, o time responsável pelo brilhante Guilty Gear, teve a coragem de apostar neste mercado com mais um jogo de luta 2D hiperestilizado.
Nos primeiros minutos BlazBlue já mostra a que veio. Abertura animada com cara de tema de anime, musica cantada inclusive pela estrela das anisongs “KOTOKO“. A abertura escancara o tom do jogo. Personagens lindamente desenhados, golpes exagerados e belíssimos, história tipicamente japonesa mesclando humor non-sense á melodramas existenciais. Para aqueles que gostam das animações japonesas é simplesmente perfeito. Os que odeiam o gênero definitivamente não irão sentir-se a vontade.
O elenco de personagens é pequeno. São apenas 12, o que é bem decepcionante. Ao menos eles são, em sua maioria, muito carismáticos e interessantes. Os estilos de luta são variados e propiciam estratégias bem distintas o que garante diversão extendida.
O fato é que quando a coisa é para valer, a Arc Systems novamente impressiona.BlazBlue é visualmente riquissímo. Os personagens são desenhados com cuidado extremo. Todos os detalhes foram desenhados com perfeição, á pintura dos sprites também é linda e os cenários mesclam 3D e 2D de modo irretocável. É, talvez, um dos jogos mais bonitos deste ano. Sem sombra de dúvida! Infelizmente as animações não são tão fluidas quanto poderia se desejar e os personagens ainda não estão em alta resolução efetiva. De qualquer forma estão muito perto disso e o resultado final é excelente.
A trilha sonora definitivamente não é tão memorável quanto Guilty Gear, mas segura a onda. São musicas orquestradas/sintetizadas e algumas com uma pegada mais speed metal, lembrando o antecessor da nova franquia. A dublagem é ótima e ganha ainda mais elogios quando lembramos que o jogo tem audio em inglês e japonês, tanto para o modo arcade quanto para o extenso modo de História.
A jogabilidade de BlazBlue é fluida e os golpes saem com muita facilidade. È sem dúvida gostoso de jogar mesmo no controle do Xbox 360 que está longe do ideal para este gênero. A mecânica de jogo é acesível com apenas 4 botões de ataque – fraco, médio, forte e especial- o último deles reservado aos DRIVE ATTACKS que são golpes que usam os poderes especiais de cada lutador. São ataques mais estéticos e que adicionam beleza ao combate além de, claro, terem serventias especiais em alguns casos. O jogo tem a defesa normal e a barreira (com barra própria) que protege todo o corpo do lutador com mais eficiência. Há ainda os Distortion Attacks que são os especiais típicos de jogos de luta, acionados após a barra encher-se dando e sofrendo ataques.
É um sistema de luta simples mas que funciona como um relógio. os personagens possuem estratégias muito variadas. O herói Ragna e o vilão Jin lembram Sol e Kyde Guilty Gear, mas a maioria tem técnicas de combate realmente inteligentes que dão uma aula a Street Fighter IV e outros concorrentes.
Como presente aos fãs a Arc Systems ainda trouxe um modo história que parece bastante com as “interactive novels” japonesas. Nele você deve ler muitos textos e selecionar opções para seguir caminhos que revelarão a história dos personagens. É bem divertido para os que tem paciência para este gênero (como eu).
Para os fãs de luta 2D, BlaxBlue: Calamity Trigger é absolutamente obrigatório. O jogo consegue resgatar o charme dos jogos desenhados a mão e levá-los a um novo patamar com uma arte extremamente detalhada e mecanicas de jogo únicas para seus personagens. É divertido, equilibrado e muito, muito bonito. Infelizmente não vai agradar a todos, já que mergulha de cabeça no universo anime, mas sem dúvidas marca seu nome na história dos games de luta 2D!
Mais & Menos
+ Lindo de morrer
+Personagens carismáticos e de estratégias variadas
+ Modo história extenso
- Poucos personagens
Notas
Apresentação: 7,5
Gráficos: 9,0
Som: 8,5
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 9,5 (x2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os Comentários são lidos e moderados previamente.
São Publicados aqueles que respeitam as Regras Abaixo:
- Não faça propaganda de outros blog/sites;
- Use o OpenID ou Nome/URL caso não seja seguidor;
- Não inclua links desnecessários no seu comentário;
- Seu comentário é nossa inspiração!
- Não respondemos comentarios 'anônimos' sem identificação nenhuma.
- Obrigado pelo Apoio ;D